02 maio 2011

Como os Estados Unidos criaram Bin Laden

A história proibida da aliança entre Washington e o homem que ordenaria os ataques de 11 de setembro

por Antonio Martins* 

A ordem formal para detonar o último esconderijo de Bin Laden foi dada por Barack Obama na manhã de sexta-feira, informou nesta manhã (2/5) o New York Times. Antes de rumar para o Alabama, onde acompanhou o socorro às vítimas de tornados violentos, o presidente determinou que forças especiais da central de inteligência dos EUA – a CIA desencadeassem o ataque. Instalado numa casa em Abbottabad, a apenas 50 quilômetros da capital do Paquistão, o líder da Al Qaeda teria resistido ao comando que o localizou. Segundo fontes norte-americanas, foi ferido na cabeça e em seguida, estranhamente, sepultado no mar. As circunstâncias exatas da operação ainda são desconhecidas.

Ironicamente, a CIA, encarregada de conduzir a operação que liquidou Bin Laden, está estreitamente associada ao surgimento do terrorista. Pouco se falará a respeito, nos próximos dias, mas tanto o homem de barbas longas e olhar calmo quanto a própria Al Qaeda forma conscientemente criados pelos Estados Unidos, no contexto da disputa contra a União Soviética, na “guerra fria”.

Os fatos estão estão disponíveis em algumas publicações alternativas norte-americanas, entre as quais destacam-se, o site Z-Net, a revista The Nation. Para esta escreve Robert Fisk, um repórter veterano e especializado em questões de Oriente Médio. Ele escreve fala com a autoridade de quem se encontrou várias vezes, na condição de jornalista, com Bin Laden.

A última delas, conta, foi em 1997, nas montanhas do Afeganistão. Avistou o saudita na pose e nos trajes em que aparece costumeiramente na imprensa ocidental. Roupas afegãs tradicionais, refestelado em sua caverna, ar tranqüilo. Bin Laden aparentou um conhecimento muito superficial sobre a situação do mundo. Atirou-se sobre o jornal que Fisk tinha consigo. Deu a entender que a leitura lhe trazia muitas novidades, mas abandonou a atividade depois de meia hora. Preferiu falar sobre sua crença na proteção que lhe seria assegurada por Alá. Relatou os muitos episódios em que, ao enfrentar os ocupantes soviéticos do Afeganistão, salvou-se porque os foguetes que foram atirados sobre seus esconderijos deixaram de explodir. Afirmou não temer a morte, porque “como muçulmano, acredito que, quando morremos em combate, vamos para o Paraíso”. Mas não deixou, nem por um instante, o abrigo em que se encontrava. Fisk registra: era “uma relíquia dos dias em que combateu os soviéticos: um nicho de oito metros de altura escavado na rocha, à prova até mesmo de ataques de mísseis”.

Em nome da vitória sobre os soviéticos, acordo com os extremistas
 
Num outro texto — um artigo analítico assinado por Dilip Hiro, intitulado “O custo da ‘vitória’ afegã” The Nation revive as circunstâncias da aliança que acabaria envolvendo Washington e Bin Laden. O cenário é o Afeganistão; a época, a última fase da Guerra Fria. Em 1979, um golpe militar havia levado ao poder grupos ligados à União Soviética (URSS). Anticomunista fervoroso, Zbigniew Brzezinsky, assessor de Segurança Nacional do então presidente Jimmy Carter, vislumbra uma oportunidade de passar da defesa ao ataque. Não quer apenas reinstalar em Kabul um governo aliado ao Ocidente. Pretende disseminar, entre as populações muçulmanas da URSS, um tipo de pensamento religioso capaz de incitá-las ao máximo contra o governo de Moscou. The Nation frisa: havia alternativas, mesmo para os que, como o assessor de Segurança Nacional, estavam empenhados em promover a Guerra Fria. Exitiam no Afeganistão “diversos grupos seculares e nacionalistas opostos aos soviéticos”. Ao invés de apoiá-los, no entanto, a Casa Branca parte para o que julga ser uma cartada genial. Impulsiona as organizações afegãs mais fundamentalistas, reunidas, desde 1983, na Aliança Islâmica do Mujahedin Afegão (IAAM, em inglês).

Os instrutores valorizam ao máximo a guerra santa (Jihad) contra Moscou. A Casa Branca quer matar dois coelhos com uma só paulada. A suposta defesa do islamismo contra os ateus soviéticos serve para consolidar, no Paquistão, o poder de Zia ul-Haq, fiel aliado do Ocidente. O terceiro elo da coalizão é a Arábia Saudita, onde outro governo pró-americano, embora muito rico, necessita de reforço ideológico. Ao longo de alguns anos, os príncipes sauditas serão convidados a “doar” 20 bilhões de dólares para a cruzada da IAAM. Através da CIA, os Estados Unidos comparecerão com mais US$ 20 bi. Os rios de dinheiro verde servirão para recurtar e formar guerrilheiros fanatizados e armá-los até os dentes. Fazem parte de seu arsenal mísseis anti-helicópteros que serão decisivos para enfrentar e vencer tanto o governo pró-URSS quanto as próprias tropas soviéticas, que, em favor de seu aliado, ocuparam o país em 1979.

Um milionário saudita adere a estranhos “lutadores da liberdade”
 
É esse clima de extremismo e intolerância suscitado por Washington que atrairá o saudita Osama bin Laden ao Afeganistão. No início dos anos 80, quando chegou ao país, ele era apenas o jovem herdeiro milionário de uma família de empresários do ramo da construção. Estava fascinado pela jihad patrocinada pelos EUA. Foi o primeiro saudita a aderir a ela, e levou consigo, ao longo do tempo, pelo menos 4 mil compatriotas. Tornou-se líder dos “voluntários” no Afeganistão. Aproximou-se dos dirigentes do IAAM, que, graças ao apoio recebido da Casa Branca, constituiriam anos depois o governo Taliban. Construiu abrigos reforçados para depósito de armas, participou de ações guerrilheiras. Jamais lhe faltou apoio moral do Ocidente. O repórter Robert Fisk relata: “Estava no Afeganistão em 1980, quando Laden chegou. Ainda tenho minhas notas de reportagem daqueles dias. Elas recordam que os guerilheiros mujahedin queimavam escolas e cortavam as gargantas das professoras, porque o governo tinha decidido formar classes mistas, com meninos e meninas. O Times de Londres os chamava de ‘lutadores da liberdade’. Mais tarde, quando os mujahedins derrubaram (com um míssil inglês Blowpipe) um avião civil afegão com tripulação e 49 passageiros, o mesmo jornal os chamou de ‘rebeldes’. Estranhamente, a palavra ‘terroristas’ nunca foi usada para qualificá-los”

A partir de 1989, com o colapso do governo pró-soviético no Afeganistão e da própria União Soviética, os “voluntários” começaram a voltar a seus países. Ao retornarem ao mundo árabe, explica Dilip Hiro, formaram um grupo à parte, que se tornou conhecido como os “afegãos”. Tinham marcas muito características. A intolerância e o desprezo pela vida humana eram os mesmos cultivados sob comando e por determinação consciente dos Estados Unidos. Haviam adquirido, nos anos da luta anti-soviética, alta capacitação em práticas terroristas. Eram, contudo, menos inexperientes do ponto de vista político. Passaram a observar que países como a Arábia Saudita e o Egito eram governados por elites tão submissas aos Estados Unidos quanto era subordinado aos soviéticos o governo afegão contra o qual lutaram.

A cobra volta-se contra o ninho em que se criou 
 
A guerra do Golfo os voltou de vez contra Washington. Encerrada a campanha contra o Iraque, em 1991, a Casa Branca descumpriu a promessa de retirar da Arábia Saudita — país onde estão as cidades sagradas de Meca e Medina — as bases militares e os milhares de soldados mobilizados contra Saddan Hussein. Bin Laden e seus liderados lembraram que isso contraria a Sharia , lei islâmica. Em 1993, o rei Fahd, talvez o mais fiel aliado dos EUA no mundo árabe, ainda cortejou o milionário, chegando a ponto de nomeá-lo para um Conselho Consultivo real. Em 94, depois de novos desentendimentos, Bin Laden foi expulso da Arábia Saudita. Em 96, declarou uma jihad contra a presença norte-americana no país. Afirmou então que “expulsar do ocupante americano é o mais importante dever dos muçulmanos, depois do dever da crença em Deus”. Dois anos depois, uma declaração conjunta assinada por uma frente de organizações fundamentalistas formada por Bin Laden exortava: “A determinação de matar os americanos e seus aliados — civis e militares — é um dever individual para todo muçulmano que possa fazê-lo em qualquer país onde isso for possível, com objetivo de libertar de suas garras a Mesquita de Al-Aqsa [em Jerusalém] e a Mesquita Sagrada [Meca]. Isso está em consonância com as palavras de Deus todo poderoso”.

Em seu relato para The Nation, Robert Fisk lembra que Bin Laden não é o primeiro aliado com quem a Casa Branca se relaciona intimamente durante certo tempo, para mais tarde, quando já não necessita de seus serviços, acusá-lo — com ou sem motivos — de terrorista. Ele cita os casos de Saddan Hussein, visto como herói quando atacou com armas químicas o Irã; ou de Iasser Arafat, considerado “super-terrorista” quando liderava a luta pela libertação da Palestina e mais tarde “respeitável homem de Estado”, ao firmar com Israel acordos de paz jamais cumpridos.

Bastaria olhar para a América Latina para encontrar outros múltiplos exemplos de relações privilegiadas entre Washington e terroristas, praticantes de golpes de Estado, governantes tirânicos, corruptos, torturadores. Num outro sentido, menos direto, porém mais ameaçador, a aliança com o terror está, aliás, sendo reeditada neste exato momento. Bin Laden usa a opressão dos EUA e de Israel contra o mundo árabe como pretexto para justificar sua intolerância e atos criminosos. Todas as declarações dos governantes norte-americanos feitas após os atentados de 11 de setembro indicam que a Casa Branca pretendem apoiar-se no risco real do terror para desencadear uma ofensiva militar e política que, se não for barrada, transformará o planeta num local muito mais violento, antidemocrático e desigual. Talvez por isso, as sociedades tenham o direito de dizer que, contra a barbárie dos extremistas e do Império, a única saída é a construção de um mundo novo.
 
* As partes essenciais deste texto foram escritas em setembro de 2011 e publicadas no site Planeta Porto Alegre, cujos arquivos – recentemente resgatados pelo webmaster e midiativista Rafael Banto — estão disponíveis aqui
 


As Mais Lidas Aqui

 
 

Diversos e Afins

Free PageRank Checker Powered by FeedBurner
Central Blogs

Creative Commons License
Creative Commons 3.0 Brasil License

Fotos do Topo do Blog
Passeata - Evandro Texeira
Liberdade - Internet
MST - Oscar Niemeyer

eXTReMe Tracker

Guardados

Visitantes e Navegantes


Falando Sobre

1968 (3) 7 de setembro (1) 90 Anos PCB (2) A respeito do Blog (2) Abertura Arquivos (7) ABI (2) Abu (1) Abílio Diniz (2) ACM (1) Adail Ivan de Lemos (1) Adhemar de Barros (2) Adolf Hitler (4) AF Sturt Silva (210) Agricultura Sustentável (2) Agronegócio (40) Agrotóxicos (4) AGU (11) AI-5 (10) Ajuda aos Desabrigados Rio (2) Alba (5) Albert Einstein (1) Albert Speer (1) Alberto Goldman (4) Alberto Piovesan (2) Alberto Torregiani (2) Alckmin (2) Aldo Rebelo (11) ALERJ (2) Alexandre Padilha (2) Alexandre Vannucchi (2) Ali Kamel (1) Alianças Eleições (21) Allende (3) ALN (7) alterações climáticas (4) Aluizio Palmar (1) Amazônia (6) Amor (1) América Central (24) América do Sul (40) América Latina (38) Ana Helena Tavares (35) anarquismo (3) Andy Warhol (1) ANFF (5) Angra (4) Angra 1 (1) Anistia (93) Anistia Internacional (3) Anita Leocadia (1) Ano Novo (4) anos de chumbo (32) Antonio Patriota (1) Anísio Texeira (1) Ao Pé do Muro (2) Apagão (4) Aparício Torelly (1) Apolônio de Carvalho (2) Aposentados (3) aquecimento global (3) Araguaia (27) arapongas (2) arbítrio (1) Arena (2) Argentina (15) Arlindo Cruz (4) Armando Nogueira (1) Arruda (83) Arthur José Poerner (1) Assange (1) atentado do Riocentro (2) Atentado em Moscou (1) Augusto Boal (3) Augusto Pinochet (2) Aumento Tarifas (2) Ayres Britto (1) Aécio Neves (6) Bacuri (1) Baixada Fluminense (2) Banco Central (1) Bancos (1) Barack Obama (1) Barcas SA (1) Bartolomeo Vanzetti (3) Bases Americanas (2) Bashar al-Assad (7) Batalha de Itararé (2) Batismo de Sangue (4) BBB (3) beagles (1) Belo Monte (13) Bento XVI (2) Bertold Brecht (4) Bia Grabois (4) Bilhete Único (1) Biografia (1) biografias não autorizadas (1) black blocs (5) Blocos (17) Blogosfera (10) blogues (2) Bloqueio Cuba (10) BNDES (2) Boal (3) Bob Dylan (1) Bobby Sands (1) Bolívar (9) Bolívia (6) Bomba Atômica (2) bombeiros (1) Boris Casoy (5) boxe (1) Bradley Manning (4) Brasil (53) Brasil de Fato (5) Brasília (106) Brecht (5) Brilhante Ustra (22) Buena Vista Social Club (1) Bullying (1) Cabo Anselmo (2) cabo Povorelli (1) Caco Barcellos (2) Caetano Veloso (2) Caio Prado Junior (3) Camboja (1) Campanhas (10) Canadá (1) Candeia (1) Candidatos (1) Cansei (2) Canudos (1) Caos Aéreo (1) Capital Inicial (1) Capitalismo (91) Capitão Guimarães (2) Carga Tributária (5) Carlinhos Cachoeira (1) Carlos Eugênio Paz (13) Carlos Giannazi (8) Carlos Heitor Cony (2) Carlos Lacerda (3) Carlos Lamarca (14) Carlos Lungarzo (26) Carlos Lyra (1) Carlos Marighella (17) Carnaval (34) Carnaval 2011 (7) Caros Amigos (12) Carrefour (1) Carta Capital (15) Carta Maior (1) CartaCapital (4) Cartola (2) Casa da Morte de Petrópolis (2) Casa Morte Petrópolis (2) casamento civil igualitário (2) Caso Dreyfus (3) Caso Sean (1) Castello Branco (2) Catástrofes (1) Cazuza (2) CBF (4) CCC (1) CCLCP (3) CDDPH (1) Cecac (3) Cecilia Meireles (1) Celso Amorim (5) Celso Lungaretti (466) Celso Russomanno (1) Cemitério Perús (2) Censura (17) Centro Cultural Antônio Carlos Carvalho (2) Cesar Maia (2) Cesare Battisti (74) Cezar Peluso (26) Chacina da Lapa (1) Charge (5) Charles De Gaulle (2) Charles Gordon (1) Charles Manson (1) Chaves (5) Che Guevara (11) Chernobil (1) Chevron (1) Chico Alencar (229) Chico Buarque (6) Chico de Assis (1) Chile (21) China (2) Choque de Ordem (3) Chuvas (15) Chuvas Verão (15) CIA (5) Cid Benjamim (4) Cidadania (28) Cidade da Música (3) Cidade do Samba (1) Cidade Maravilhosa (1) Cidadão Boilesen (5) CIMI (1) Cinema (54) Clarisse Linspector (1) Claudio Abramo (2) Clima (1) Clive Barker (1) Clube Militar (5) Cláudio Antônio Guerra (1) Cláudio Marques (1) Clécio Luís (2) Clóvis Rossi (2) COI (1) Colina (1) Collor (1) Colombia (4) Coluna Prestes (1) colégios militares (1) Comboio Humanitário (1) Comissão da Verdade (57) Comissão de Anistia (5) Comissão de Direitos Humanos (1) Comuna de Paris (4) Comunicação (16) Comunismo (87) Comício da Central (2) Conare (1) Conclat (1) Condições de Trabalho (7) Condor (16) Confecom (2) Congresso (136) Congresso em Foco (4) Consuelo de Castro (1) Consumismo (5) Contas Publicas (2) contrarrevolução (3) COP 15 (6) Copa 2010 (16) Copa 2014 (26) Copa 70 (1) Copa do Mundo (11) Copacabana (4) Corinthians (2) Coronel Telhada (1) Corrupção (10) Coréia do Norte (1) Cosan (1) Cotas (3) cotas raciais (4) CPI (3) CPI Armas (2) CPI Cahoeira (1) CPI Dívida Pública (3) CPI MST (3) CPMF (2) CPT (1) CQC (1) cracolândia (7) Crescimento (1) Crianças (2) crime contra a humanidade (1) Criméia Almeida (1) Crise (1) Crise Econômica (10) Crise Financeira Grécia (4) Cristiano Machado (1) Cristina Kirchner (2) Cristo Redentor (1) CSA (3) Cuba (62) Cultura (81) Cumpra-se (1) CumpraSE (13) curandeirismo (1) Curió (2) Curso NPC (1) Curta Metragem (3) Câmara dos Deputados (8) Câmara Federal (1) Câmara Legislativa DF (3) Código Florestal (33) D. Flávio Cappio (1) D. Helder Câmara (1) D. Paulo Evaristo Arns (1) D. Pedro I (1) Dalai Lama (1) Dalmo Dallari (11) Daniel Aarão Reis (1) Daniel Bensaid (1) Daniel Dantas (2) Darcy Ribeiro (3) Darcy Rodrigues (1) Debate (13) Decoro Parlamentar (2) Defesa do Consumidor (1) Delfim Netto (5) DEM (94) Demarcação (3) Democracia (35) Democratização da Comunicação (2) Demostenes Torres (1) Denis de Moraes (3) Desabastecimento (1) Desabrigados (3) Desafia o Nosso Peito (1) Desaparecidos (61) DesarquivandoBR (106) Desastre Ecológico (4) Descaso (1) Desemprego (1) Desenvolvimento (9) Desigualdade (67) Deslizamentos (1) Desmatamento (7) Detran Rio (1) Devanir José de Carvalho (1) Dia do Trabalho (4) Dia Internacional da Mulher (7) Dia Mundial do Rock (1) DIAP (1) Dilma Rousseff (41) Direita (8) Direito (1) Direito Consumidor (3) Direito Mulheres (2) direitos (2) Direitos Humanos (52) diretas-já (2) Discurso da Constituição de 88 (1) Disney (1) Distribuição Renda (2) ditabranda (13) Ditadura (122) Ditadura Argentina (3) Ditadura Midiática (6) Ditadura Militar (387) Diversidade (1) Diógenes Carvalho (1) Django (1) Doações Ocultas (6) Doações Região Serrana (2) Documentário (18) DOI-Codi (21) Dom Cappio (3) Dom Paulo Arns (3) Dom Pedro Casaldáliga (2) Domingos Dutra (3) Dominicanos (1) dona Solange (1) Dorothy Stang (3) Dow Chemical (1) Drogas (1) Drummond (20) Dulce Maia (1) Dunga (1) Dª Solange (1) Dènis de Moraes (1) Dênis de Moraes (1) Dívida Externa (5) Dívida Pública (21) Eblog (3) ECA (2) Ecologia (55) Economia (56) Econômica (1) Ediardo Leite.Livro (1) Edifício Joelma (1) Eduardo Campos (3) Eduardo Galeano (3) Eduardo Gomes (1) Eduardo Leite (1) Eduardo Paes (20) Eduardo Sabóia (1) Eduardo Suplicy (6) Eduação (2) Educação (52) Educação Inclusiva (4) educação religiosa (1) Edward Snowden (7) Egito (5) Eike Batista (1) Eldorado Carajás (1) Eleições (64) Eleições 2010 (249) Eleições 2012 (12) eleições 2014 (10) Eleonora Menicucci de Oliveira (1) Eliane Cantanhêde (1) Eliane Cantenhêde (1) Elio Gaspari (5) Eliomar Coelho (47) Elis Regina (2) Elite (6) Elly Ramos (1) Emir Sader (3) Emprego (2) Emílio Médici (2) Enchente (8) Endividamento (1) Energia (3) Energia Elétrica (2) Energia Nuclear (7) ENFF (15) Enquete (2) episódio algoz e vítima (2) Epoca (1) Equador (4) Erasmo Carlos (1) Erasmo Dias (1) Eremias Delizoicov (2) Ernesto Geisel (2) Escola das Américas (3) Escola Pública (4) escracho (2) Espanha (2) Espaço Urbano (1) Especulação Imobiliária (4) espionagem (4) Esquerda (55) Estabilidade Social (1) Estado Laico (3) Estado Novo (1) Estado Palestino (5) estelionato (2) ETA (2) Eternamente Vice (1) Ethel Rosenberg (1) EUA (49) Europa (11) eutanásia (1) Evandro Teixeira (1) Evento Cultural (5) Evento Universal (1) Evo (1) Evo Morales (3) Exclusão (1) Extradição (35) Fabiana Leibl (1) Fabrício Chaves (2) Facismo (2) Faixa Livre (1) Fator Previdenciário (2) Fausto de Sanctis (2) Favelas (8) Fazendo Media (2) FBI (1) Febeapá (2) Feed (1) Feira do Livro de Frankfurt (1) Felipão (1) Fernanda Ikedo (1) Fernando Claro (1) Fernando Collor (7) Fernando Gabeira (1) Fernando Haddad (3) Fernando Lugo (3) Fernando Pessoa (3) Festivais (2) FHC (4) Ficha Limpa (40) Fidel (6) Fidel Castro (5) Fiesp (1) FIFA (4) Filinto Muller (1) Financiamento Campanhas (4) Flamengo (14) Flasko (2) Flavio Molina (1) Flavio Tavares (1) Florestan Fernades (1) Florestan Fernandes (2) FMI (3) Fogaça (1) Folha de S. Paulo (25) Força Pública (1) Fotos (1) Francis Ford Coppola (1) Francisco Franco (1) Francisco Hardman (1) Francisco Oliveira (1) Franco Nero (1) Frases revolucionárias (2) Fred Vargas (3) Frei Betto (9) Frei Fernando (1) Frei Tito (4) Frente de Esquerda (2) Freud (1) Friedrich Engeles (1) Friedrich Engels (1) Fukushima (7) Funai (1) Fundação Lauro Campos (81) Fundação Sarney (1) Futebol (43) Fábio Konder Comparato (4) Fórum Privilegiado (1) Fórum Social Mundial (5) Fórum Social Urbano (5) Gastos (1) Gaza (9) Gengis Khan (1) Genocídio (2) Genéricos (1) George Harrison (1) Geprge W. Bush (1) Geraldo Alckmin (22) Geraldo Vandré (4) Gershon Knispel (1) Getúlio Vargas (6) Gianfrancesco Guarnieri (1) Giannazi (1) Gil (2) Gilberto Carvalho (1) Gilberto Kassab (2) Gilmar Mendes (26) Gilmar Rinaldi (1) Gilson Dipp (1) Giocondo Dias (1) Giordano Bruno (1) Glauber Rocha (1) Globalização (1) Goethe (1) Goldman (1) Golfo do México (2) Golpe 1964 (18) golpe de 1964 x 50 anos (6) Golpe de Estado (8) golpismo (1) Governo Dilma (15) Gramsci (4) Greenpeace (8) Gregório Bezerra (1) Gregóto Bezerra (1) Greve Professores SP (5) Gripe H1N1 (1) Grito do Excluídos (9) Grupo Revelação (1) Grupo Toque de Arte (2) Grécia (3) GTNMRJ (5) Guantanamo (2) Guantánamo (5) Guarda Civil (1) Guerra (6) guerra da lagosta (2) Guerra Iraque (1) Habitação (4) Haiti (28) Harry Shibata (2) Helenira (1) Heleny Guariba (1) Helio Bicudo (1) Heloisa Helena (10) Henfil (1) Henning Boilesen (1) Henrique Pizzolatto (1) Herbert Marcuse (1) Hexa Campeão (8) Hillary Clinton (3) Hino da Internacional Comunista (1) Hip Hop (2) Hiroshima (4) História (34) Hitler (1) Homofobia (4) Honduras (13) Horário eleitoral (1) Hugo Chávez (13) Hélio Bicudo (1) Iara Iavelberg (1) IBGE (1) Ideologia (6) Idiotices TV (1) Igreja Católica (4) Igreja Universal (3) Iluminação Pública (7) imigrantes (2) Immanuel Wallerstein (1) impeachment (2) Imperialismo (81) Impostos (10) Imprensa (4) Impunidade (3) Império Serrano (1) Inclusão (55) Inconfidência Mineira (3) Incêndio (2) indignados (15) indignação (2) Industria Farmaceutica (1) indústria cultural (5) Informação (17) Inglaterra (3) Instituto Royal (1) Instituto Zequinha Barreto (1) Intentona Comunista (1) Internet (6) Intersindical (1) Intolerância (4) Invasão PUC (2) Inês Etienne Romeu (1) Ipea (2) Iraque (2) IRPF (1) Irã (7) Israel (21) IstoÉ (1) Itamar Assumpção (1) Itamar Franco (1) Itamaraty (2) Itália (3) Ivan Pinheiro (13) Ivan Seixas (1) Ivan Valente (54) Ives Gandra Martins (3) Ivo Herzog (2) Jabasta (2) Jabour (1) Jacob Gorender (1) Jader Barbalho (1) Jair Bolsonaro (3) Jair Rodrigues (1) James Petras (1) Jango (8) Janira Rocha (4) Japão (4) Jarbas Passarinho (5) Jean Wyllys (2) Jean-Luc Godard (1) Jefferson Moura (7) Jesus Cristo (2) Jethro Tull (1) Jimmy Carter (1) Jirau (1) Joan Baez (1) Joaquim Barbosa (6) Joaquim Cerveira (1) Joaquim Câmara Ferreira (4) Joaquim Nabuco (1) Jobim (1) Joe Hill (1) Joge Ben (1) Jogos Olímpicos Inverno (1) John Kennedy (1) John Lennon (1) Johnny Alf (1) Jornalismo (19) Jornalismo Cultural (1) Jose Celso Martinez (1) Joseba Gotzon (3) Joseph Stalin (5) Joseíta Ustra (1) José Campos Barreto (1) José Eduardo Cardozo (1) José Genoíno (5) José Maria Filho (1) José Maria Marin (3) José Milbs (1) José Mujica (1) José Nery (3) José Sarney (8) José Serra (22) José Tóffoli (2) João Amazonas (1) João Baptista Figueiredo (2) João Cabral do Melo Neto (1) João Candido (3) João Goulart (10) João Grandino Rodas (3) João Paulo Cunha (1) Juarez Guimarães de Brito (2) Juca Kfouri (1) julgamento de Nuremberg (2) Julian Assange (4) Julio Barroso (1) Julius Rosenberg (1) Junho (4) Juros (4) Juscelino Kubitschek (1) Justiça (11) Jânio de Freitas (4) Jânio Quadros (4) Karl Marx (26) Kassab (5) Kevin (3) Kim Jong-il (1) Kátia Abreu (1) L F Verissimo (3) Laerte Braga (1) Lamarca (3) Lamentável (5) Latuff (2) lavagem cerebral (1) Leandro Fortes (1) Leandro Konder (3) Legião Urbana (1) Lei da Anistia (8) Lei da Ficha Limpa (1) Lei de Anistia (3) Lei Geral da Copa (2) Lei Rouanet (2) Leminsk (4) Lenin (3) Lennin (1) Leo Lince (14) Leon Trotsky (3) Leonardo Boff (3) Leonel Brizola (9) LER-QI (1) Leônidas de Esparta (1) LGBT (3) liberdade (9) Liberdade de Expressão (9) Libertadores (2) Ligas Camponesas (3) Ligth (1) Lilian Celiberti (1) Limite de Terras (5) Lindenberg (2) Literatura (16) Literatura Indígena (7) Livraria Expressão Popular (1) Livro sem Fronteiras (1) Livros (28) Lo Borges (1) Lonas Culturais (1) Lorca (1) Lourenço Diaféria (1) LSN (1) Lucia Hippollito (1) Lucia Murat (2) Luciana Genro (4) Lucro Bancos (9) Luis Claudio Cunha (1) Luiz Carlos Azenha (1) Luiz Carlos Prestes (1) Luiz Eduardo Greenhalgh (1) Luiz Eduardo Merlino (3) Luiz Eduardo Soares (1) Luiz Fux (1) Luiz Maklouf (2) Luiz Ruffato (1) Luka Franca (1) Lula (22) Lungaretti (76) Luta Armada (1) Luís Alberto de Abreu (1) Luís Nassif (1) Luíza Erundina (1) Lyndon Johnson (2) Lênin (1) Líbia (9) macartismo (2) maconha (1) Mahatma Gandhi (1) Mahmoud Ahmadinejad (2) Maiakovski (3) Mais Médicos (2) Major Curió (1) Maluf (1) Malvinas (2) Mandela (1) Manoel Henrique Ferreira (1) Manuel Zelaya (1) Mao Tsé-Tung (2) Maracanã (3) Maranhão (5) Marcelo Crivella (1) Marcelo Freixo (90) Marcha da Família (3) Marcha da Liberdade (3) Marcha da Maconha (2) Marco Antonio Villa (2) Marco Antonio Zago (1) Marco Aurélio Garcia (1) Marco Aurélio Mello (3) Marco Civil (2) Marco Feliciano (2) Margarida Pressburger (1) Marguerite Laurent (1) Maria Augusta Tibiriça Miranda (1) Maria da Conceição Tavares (1) Maria do Rosário (6) Maria Rita (2) Mariana Baltar (3) Marighella (34) Marina Silva (7) Marinor Brito (1) Mario Alves (4) Mario Maestri (5) Mario Marsillac (1119) Mario Vargas Llosa (3) Marketing (1) Marxismo (26) Mary Shelley (1) María da Conceição Tavares (1) Massafumi (1) Massafumi Yoshinaga (1) Massufani (1) Mauricio Grabois (3) Mauricio Hernandez Norambuena (4) Mauro Iasi (1) Mauro Santayana (1) Maurício Costa (1) Max Horkheimer (1) MDB (1) MEC (1) Medalha Chico Mendes (2) Medicina (2) Megaeventos (3) Megaupload (1) Meio Ambiente (89) Meirelles (1) Memória e Verdade (204) Memórias de uma guerra suja (1) mensalão (14) Mensalão do DEM (126) Mensalão Tucano (4) Mercado de Trabalho (4) Mercedes Sosa (1) Mercosul (1) Michael Burawoy (1) Michael Moore (5) Michel Temer (1) Michelangelo Buonarroti (1) Miguel Arraes (1) Milagre Econômico (1) Militares Legalistas (1) Millor (1) Milton Temer (13) Milícias (2) Minas Gerais (5) Mino Carta (6) Miriam Leitão (1) Miícias (1) Modecon (1) Molina Dias (1) monopolização (1) Monsanto (1) Monteiro Lobato (5) Moradia (6) Morena-CB (1) Morro da Providência (1) Morro dos Cabritos (1) mortos e desaparecidos políticos (2) Mossad (1) Mostra e Seminário Cinema e Política (1) movimento estudantil (3) Movimento Passe Livre (4) Movimento sindical (8) Movimentos Sociais (138) MPB (18) MPB 4 (1) MPL (1) MR-8 (1) MST (19) Muammar Gaddafi (8) Muhammad Ali (1) Mulher (6) Multas (1) Mundial de 2014 (1) Mundo (3) Municípios (1) Museu (1) Museu do Índio (2) My Lai (1) máfia dos ingressos (1) Márcio Moreira Alves (1) Mário Alves (1) Mário Cesariny de Vasconcelos (1) Mário Faustino (1) Médici (1) médicos cubanos (4) Mídia (83) Mídia Alternativa (19) Mídia Golpista (14) Música (48) Músicas Revolucionárias (2) Nagasaki (1) Narcotráfico (2) Natal (4) nazismo (3) Neil Young (2) Nelson Jobim (9) Nelson Mandela (1) Nelson Rodrigues (1) neo-pentecostais (1) neofascismo (4) Neoliberalismo (11) Newton Cruz (1) Niara de Oliveira (1) Nicaragua (2) Nicola Sacco (3) Nicolás Maduro (2) Niterói (1) Nobel da Paz (2) Noel Rosa (1) Nordeste (5) Noruega (1) NPC (45) Náufrago da Utopia (2) Não Violência (5) O Estado de S. Paulo (3) O Globo (1) O Gobo (1) o que é feed (1) OAB (6) OAB RJ (1) Obama (16) Observatório da Imprensa (1) OEA (7) Olavo Hanssen (1) Olga Benário (1) Oligarquias (2) Olimpíadas (17) Olímpio Mourão Filho (1) ombudsman (4) ONU (4) Operação Condor (4) Operação Satiagraha (3) Operção Escorpião (1) oposição (1) Opportunity (1) Opus Dei (8) Oriente Médio (17) Orlando Lovecchio Filho (1) Orçamento 2012 (1) Osama Bin Laden (5) OSB (1) Oscar Espellet (2) Oscar Niemeyer (1) Otávio Frias Filho (2) Outono (1) Pablo Emanuel (13) Pablo Escobar (1) Palestina (10) palestinos (1) Panetoneduto (90) papa Francisco (4) Paquistão (1) Paraguai (5) Paraná (2) Parlamento Europeu (1) Partido Pirata Sueco (1) Partidos comunistas (14) Partidos Políticos (17) Pascual Serrano (1) Passe Livre (11) passeata dos 100 mil (1) pastor Feliciano (2) Paul Simon (1) Paulinho da Viola (4) Paulo Caruso (1) Paulo Cesar Pinheiro (1) Paulo César Saraceni (1) Paulo Francis (3) Paulo Freire (2) Paulo Henrique Amorim (2) Paulo Lacerda (1) Paulo Malhães (5) Paulo Maluf (4) Paulo Octávio (7) Paulo Passarinho (18) Paulo Piramba (1) Paulo Skaf (1) Paulo Sérgio Pinheiro (1) Paulo Vannuchi (6) Paulo Vanzolini (2) país basco (1) PCB (57) PCBR (5) PCdoB (3) PCI (1) PCO (3) PDS (1) PDT (2) PEC 60 (1) Pedofilia (3) Pedro Pomar (1) Pedágios (1) Pergaminhos (1) Perú (1) Pesquisa IBGE (1) Pesquisas Eleitorais (2) Petrobras (1) Petróleo (6) PFL (1) Philip Agee (1) Pichação Cristo Redentor (1) Pierre-Joseph Proudhon (1) Pietro Mutti (1) Pinheirinho (22) Pinochet (3) Pio XII (1) Plínio de Arruda Sampaio (98) PM (29) PMDB (11) PNAD (1) PNDH (29) PNDH-3 (3) PNE (5) Poemas (1) Poemas de Maria Christina (3) Poesia (60) Pol Pot (2) politicamente correto (3) Poluição (1) Políca Econômica (9) Polícia Federal (1) Política (338) Política Externa (7) Políticas Públicas (2) População Indígena (7) Pornografia Infantil (1) Portela (2) Porto Alegre (1) Povos Indígenas (5) Preconceito (10) presos políticos (1) Prestes (10) Previdência (2) Primavera de Paris (2) Primavera de Praga (2) Primavera Árabe (2) privataria (2) Privatização (4) Privatização Educação (1) privatizações (3) procurações forjadas (2) Propaganda (2) Propriedade Intelectual (1) Protógenes Queiroz (1) Proudhon (1) Pré Sal (2) PSB (1) PSDB (15) PSOL (566) PSTU (13) PT (39) PTB (1) Pão de Açúcar (1) Pérsio Arida (2) pós-modernismo (1) Qualidade da Águe (1) quatro de Salvador (1) queda da Bastilha (1) Queen (1) Quentin Tarantino (1) Quintana (7) racionamento de água (1) Racismo (7) Radio Agência NP (10) Rafael Braga Vieira (1) Rafael Correa (1) Randolfe Rodrigues (6) Raul Amaro Nin Ferreira (1) Raul Seixas (3) Raymundo Araujo (1) RDD (3) Reajuste Professores (1) Reajuste Tarifas (2) Receita Federal (1) Recessão (1) Rede Globo (9) Reflexões (56) Reforma Agrária (42) Reforma Política (8) Reforma Saúde EUA (2) Reforma Tributária (2) Reforma urbana (6) Reformas de Base (2) reformismo (2) Refúgio (31) Região Serrana Rio (1) Regulamentação (1) Regulamentação da Mídia (2) Reinaldo Azevedo (5) Reino Unido (2) Religião (10) remédios (1) Renan (5) Renan Calheiros (1) Renato Russo (1) Repressão (78) República de Weimar (1) Resenha (1) Reservas Indígenas (1) Resistência (214) revista Piauí (1) Revolta das Chibatas (3) revolta árabe (7) Revolucao Espanhola (1) Revolutas (16) Revolução (29) Revolução Cubana (7) Revolução Francesa (1) Revolução Russa (4) Ribamar Bessa (1) Ricardo de Albuquerque (1) Richard Nixon (1) Rio (110) Rio 2016 (3) Rio de Janeiro (62) Rio Grande do Sul (2) Rita Barreto (2) Robert Louis Stevenson (1) Roberto Carlos (1) Roberto Freire (1) Roberto Gurgel (1) rock (1) Roda Viva (1) Roger Pinto (1) rolezinhos (3) Roman Polanski (1) Romenia (1) Romário (2) Roriz (2) Rosa Luxemburgo (3) Rota (14) Royalties do pre-sal (9) Rubens Paiva (6) Rubim Aquino (3) Rui Falcão (1) Rui Martins (2) Rádio Livre (1) Rússia (3) Sacco e Vanzetti (1) Saddam Hussein (1) Saistema de Saúde (1) Sakineh (5) Salvador Allende (5) salário-mínimo (2) Salários (4) Samba (16) Sandino (1) Saneamento (2) Santiago Andrade (1) Santo Antonio (1) Saramago (3) Sarney (6) Satiagraha (1) Saulo Carvalho (2) Saúde (12) Saúde pública (9) Sede UNE (2) SEDH (1) Segurança Pública (19) Seleção Brasileira (12) Sem Classificação (97) Senado (5) Sergio Corbucci (1) Sergio Fleury (3) Serra (12) Sigilo Informações (1) Silvio Berlusconi (8) Silvio Tendler (5) Simon Bolivar (2) Simpatia (9) sinalizador (1) Sintusp (1) sionismo (5) Sirlei (3) Sistema Financeiro (5) sites fascistas (1) Skank (1) SNI (1) Soberania (7) Socialismo (127) sociedade (6) Solidariedade (30) Sonegação (2) Spartacus (1) Stalin (3) Stanislaw Ponte Preta (1) STF (74) STJ (4) STM (1) Stuart Angel (2) Suely Vilela Sampaio (1) Sumpermercados (1) Superavit Primário (1) Supertramp (2) Supervia (1) Suriname (2) SUS (1) Suzana Singer (1) São Paulo (16) São Sebatião (1) Sérgio Cabral (12) Sérgio Fleury (1) símbolos religiosos (1) Síria (7) Sócrates (2) Tancredo Neves (1) Tarifas (2) Tarso Genro (9) Taxa Iluminação Pública (1) Teatro (7) Teatro de Arena (1) tecnologia (2) Teles (1) Telesur (1) Telma Regina (2) Teresa Lajolo (1) Ternuma (1) Terremoto (1) Terremoto Chile (1) terrorismo (2) TFP (3) The Animals (1) Theodor Adorno (1) Tim Jackson (1) Tim Maia (1) Tiradentes (5) Tom Jobim (1) Tony Cliff: (1) Top Blog 2010 (11) Top Blog 2011 (11) Torquato Neto (1) Torquemada (1) Tortura (41) Tortura Nunca Mais (1) torturadores (44) torturas (2) Trabalhador (6) Trabalho e Renda (1) Trabalho Escravo (14) traficantes (1) Trafico de Armas (1) Tragédia (2) Transgenicos (1) Transparência Brasil (2) Transporte Público (2) Transporte Urbano (7) Trens (1) Tribunal Bertrand Russell (1) Tropa de Elite (3) Trotsky (2) TSE (1) Tuma Jr (2) Turquia (1) TV Aberta (1) TV Assinatura (1) TV Brasil (1) TV Câmara (2) TV Pública (2) Twiter (1) Ubes (1) Ucrânia (1) Ulysses Guimarães (1) Unasul (1) UNB (1) UNE (4) Unesco (1) Universindo Dias (1) União Européia (4) UPAS (1) UPP (4) Uraniano Mota (4) URSS (6) Usinas Nucleares (2) USP (22) Vake (1) Vale (2) Vandré (2) Vanessa Gonçalves (1) VAR-Palmares (9) Vasco (1) Vaticano (4) Veja (10) Venezuela (23) Vera Silvia Magalhaes (1) Verão (2) Via Campesina (1) Viagra (3) Vice (2) Victor Jara (11) Vigílio Gomes da Silva (1) Vila Isabel (1) Vinícius (8) Vinícius de Moraes (1) Violeta Parra (2) Violência (16) Violência no Campo (5) violência policial (1) Virgílio Gomes da Silva (1) Visconti (1) Vladimir Herzog (8) Vladimir Lênin (1) Vladimir Palmeira (1) Vladimir Safatle (5) Voto Aberto (1) Voto em Lista (1) VPR (9) Vídeos (23) Walt Disney (1) Walter Alfaiate (2) Walter Maierovitch (3) Washington Olivetto (2) Weber (1) Wellington Menezes (1) western (1) Wikileaks (8) William Shakespeare (1) Xingú (2) Yakov Protazanov (1) Yoani Sánchez (2) Zelaya (11) Zilda Arns (1) Zuenir (1) Zumbi (1) Zé Celso (1) Zé Dirceu (6) África do Sul (8) Água (3) Árvore da Lagoa (1) Átila (1) Época (1) Índia (1) Índio da Costa (3) Ódio (1) Ônibus (1)